Laboratório de Solos

Descrição

Os alunos da graduação desenvolvem pesquisas, por exemplo, do comportamento resiliente de solos tropicais em pavimentação rodoviária, agregados artificiais de argila calcinada, comportamento de misturas asfálticas e lastros ferroviários.


Equipamentos

O laboratório dispõe de todos os equipamentos necessários à realização dos ensaios de caracterização completa, compactação, CBR, adensamento, permeabilidade, cisalhamento direto, compressão triaxial estático e compressão triaxial com carga repetida.

O equipamento triaxial dinâmico permite não somente a programação de ciclos de carga com velocidade controlada para estudos e pesquisas relativos ao comportamento resiliente de solos tropicais brasileiros utilizados em pavimentação rodoviária, principalmente na região amazônica, quanto à avaliação automatizada da vida de fadiga de corpos de prova de misturas asfálticas. Esse equipamento insere o IME no restrito rol de universidades que o possuem. Em 2021 foram adquiridos dois novos equipamentos triaxiais dinâmicos.

Um moderno sistema de aquisição de dados, com oito canais de entrada para células de carga, transdutores de pressão e sensores de deformação, permite a automatização da maioria dos equipamentos de ensaios convencionais.

O laboratório dispõe de uma sala para ensaios à temperatura controlada, onde são realizados os ensaios de adensamento e ensaios triaxiais com controle de temperatura. Dispõe também de equipamentos para instrumentação e monitoramento de campo, tais como o GPR (Ground Penetration Radar) com 2 antenas, uma leitora de fibra ótica e uma sonda inclinométrica.

O laboratório atende ao curso de graduação da SE/2, bem como ao curso de especialização dos sargentos que atuam nos 9 Batalhões de Engenharia de Construção, 2 Batalhões Ferroviários e uma Companhia de Engenharia de Construção, espalhados pelo país.


Chefe do Laboratório


Maria Esther Soares Marques

D.Sc. em Ciências em Engenharia Civil, COPPE/UFRJ, 2001.

E-mail: esther@ime.eb.br